Se uma empresa está fora das redes sociais, ela pode estar fechando portas para muitas oportunidades. Ter uma página no Facebook, um perfil no Twitter ou no Instagram, por exemplo, não é mais uma questão de inovação e sim de marcar a sua presença nas mídias sociais onde se encontra o seu público.
Entretanto, não basta estar nas redes e sim estar bem posicionado nelas. Muita gente acha que é só criar a conta para a empresa e pronto, mas não é bem assim. É preciso saber administrar diariamente os perfis, chamando a atenção do público para que ele se engaje e interage com você.
Como fazer isso? Se você puder contratar um gestor de mídias sociais ou uma agência de marketing digital, ótimo. Mas se você mesmo é quem vai encarar a empreitada, saiba que existem alguns truques. Vamos às dicas dos especialistas para você trazer seu público cada vez mais para perto!
» Todo dia é dia de postar
De nada adianta criar uma página se você não alimentá-la. A indicação é fazer posts diariamente para deixar a marca sempre presente no feed de notícias dos seguidores. É essa constância que leva à memorização.
» Mostre que sua marca tem conteúdo
O público está ficando cada vez mais exigente, pois milhares de informações disputam a sua atenção na tela. Por isso, juntamente com as novidades relativas à sua marca, selecione notícias, dicas e instruções interessantes, que ensinem algo ou tragam uma informação realmente nova para que o internauta não apenas visualize a postagem, mas também a compartilhe em suas redes.
Analise se as publicações vão acrescentar algo para o público e fique sempre de olho em assuntos de oportunidade, como datas comemorativas ou os posts virais que circulam na internet.
» Escolha a hora certa
O conteúdo certo só funciona se for postado na hora certa, caso contrário, ele se perde no feed das redes. Existem algumas pesquisas que indicam sobre os maiores índices de audiência em cada rede para cada perfil de público. Pesquise e analise o melhor período para atingir o seu.
E para não se esquecer de dar o clique na horinha, você pode deixar a publicação agendada em programas específicos para esse fim, como o Hootsuite, por exemplo.
» Descubra o jeito certo de se comunicar
Mesmo que você poste um conteúdo interessante na hora certa, não irá atingir seu público se você não falar a sua linguagem.
Objetividade e clareza são palavras de ordem para postagens em redes sociais. Treine seu poder de concisão sem ser superficial, abuse da criatividade e use com moderação o imperativo para convidar seus seguidores a fazerem uma ação, seja acessar o seu site, postar um comentário, entre outras.
Não se esqueça de um detalhe crucial: capriche bastante no visual, uma boa imagem salta aos olhos e gera bastante engajamento nas redes!
» De olho nos resultados
Para confirmar o que deu certo e quais ações não surtiram efeito em suas redes, é preciso monitorar as estratégias. Só assim você consegue ampliar os acertos e minimizar os erros.
Controle todos os dados das suas campanhas – desde número de visualizações até curtidas e comentários. Trabalhe sempre em cima das publicações que tiveram um maior engajamento: uma participação mais efetiva do público.
E aí, alguma dúvida? Siga nossas dicas simples e perceba que muitas estratégias podem, sim, gerar um maior envolvimento dos seus fãs! Até a próxima!