Defina a sua persona
A persona ou buyer persona como também é chamada, é um personagem semifictício criado para representar um cliente ideal de um negócio. A criação da persona baseia-se em dados e características de um cliente real, como comportamentos, problemas e objetivos.
Então, para criar uma persona é necessário pesquisar e coletar o máximo de dados possíveis sobre ela, entre os principais estão:
- Informações demográficas (idade, gênero, estado civil, grau de alfabetização, profissão, etc);
- Rotina da persona;
- Dores e objetivos;
- Metas a serem atingidas;
- Redes sociais que mais usa;
- Tipo de conteúdo que costuma consumir, etc.
Essas informações podem ser coletadas por meio de entrevistas e questionários realizadas pela internet. Após coletar os dados é preciso analisá-los para estruturar a sua persona dando-lhe um nome e um perfil com as suas características e comportamentos que julgar interessante.
Planeje os conteúdos para as redes sociais
Criar conteúdo para as redes sociais também requer planejamento, então é necessário definir o tipo de conteúdo que interessará a sua persona, a frequência de postagem, assim como a definição de estilo e linguagem que será adotada.
Além disso, se você deseja criar conteúdos para mais de uma rede social, é essencial adaptá-los para cada plataforma. Pois cada uma tem um formato de conteúdo que engaja mais. Portanto, utilize formatos como vídeos, imagens e outros formatos de acordo com a rede social escolhida que alcance a sua persona.
Escolha a rede social compatível com a sua persona
Cada rede social tem uma proposta e objetivo diferente agradando a determinados públicos. Por isso, não é necessário que a sua marca esteja presente em todas elas, então, o ideal é escolher qual a rede social é interessante para o seu público analisando fatores como:
- Qual o diferencial de cada rede social;
- Onde ela se encaixa nas estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo;
- Qual rede social seu público mais utiliza;
- Se você consegue criar conteúdos para alimentar mais de uma rede social ou tem equipes específicas para isso.
É importante considerar esses fatores para criar conteúdos de qualidade conforme o perfil da sua persona e o posicionamento da sua marca. Pois não adianta ter várias redes sociais, se não conseguir alimentá-las frequentemente e com conteúdos que façam sentido para sua audiência e possa engajá-la.
Saiba em qual fase do funil de vendas está a sua persona
Identificar em qual etapa do funil de vendas está a sua persona é essencial para criar conteúdo que converta nas redes sociais. Assim você poderá aplicar a melhor estratégia de marketing digital criando conteúdo adequado para cada etapa do funil para conduzi-lo ao objetivo da sua empresa.
Conheça as etapas do funil de vendas e como funcionam:
- Topo do funil: nessa etapa é conhecida como compreensão e descoberta, pois os seus clientes em potencial ainda não sabem exatamente qual o seu problema;
- Meio do funil: na passagem para o meio do funil, os clientes em potencial reconhecem que tem um problema e está considerando uma solução;
- Fundo do funil: por fim, nessa etapa do funil é hora de tomar a decisão de compra, pois os clientes em potencial já sabem qual o seu problema, qual a melhor solução e já estão prontos para escolher quem trará a solução.
Meça o desempenho das redes sociais
Em todas as etapas do marketing digital é fundamental monitorar as redes sociais para verificar o desempenho delas. As principais métricas a serem analisadas são visualização, engajamento, conversões e qual o comportamento do seu público em relação aos conteúdos postados.
Dessa forma, é possível identificar o que está impactando a sua audiência para adequar e aplicar novas estratégias para melhorar os resultados.
Além das dicas citadas acima, é importante manter um relacionamento com o seu público escutando tudo o que ele tem a dizer. Então responda e faça perguntas, peça opiniões e estimule os comentários nas redes sociais. Assim é possível ter ideias de novos conteúdos e adequá-los conforme as necessidades da sua audiência.
Além de criar conteúdo para as redes sociais, ter um blog é importante para conquistar a sua audiência e obter bons resultados para a sua marca! Por isso, confira dicas para ter um blog corporativo de sucesso e alavancar o seu negócio!