Em todo início de ano, fala-se muito sobre as tendências do que está por vir, não é? Sabemos da complexidade de se garantir o que estará em alta no ano de 2015, mas como gestores de marketing digital, estamos em contato com as novidades da internet.
Confira as 5 principais tendências para o marketing digital para destacar sua marca on-line no ano de 2015:
1- Mostre que sua empresa domina seu conteúdo
Não é novidade que publicar um conteúdo de qualidade tem grande importância na internet. A novidade é que em 2015, o marketing de conteúdo se torna relevante até no Facebook. Isso ocorre devido à mudança no logaritmo da rede social, que faz com que posts com links sejam mais valorizados. O ideal é que o direcionamento seja feito para um conteúdo próprio, por isso, produzidos no blog ou site da sua empresa. Assim, torna-se importante a presença de um profissional de criação de conteúdo – redator – para comunicar os valores do seu negócio.
Conteúdos bem escritos passam credibilidade e conquistam a confiança dos consumidores, além de agregarem valor ao seu empreendimento. Contribuindo, então, para o seu fortalecimento no mercado e aproximação ao seu público-alvo.
2- Eleve seu posicionamento no Google utilizando as redes sociais
Sabemos que para seu site ser encontrado, o Google busca informações nos mais diversos links externos que influenciam no posicionamento da sua página. Dentre estes fatores, a quantidade de menções que uma publicação do seu blog/site recebe nas redes sociais contribui para o SEO. Esse é um dos diversos fatores que somam à necessidade da utilização das redes sociais de forma ativa por parte das empresas. Quanto mais sua empresa for mencionada por meio de links, mais chances ela terá de estar bem posicionada no Google.
3- Esteja acessível em dispositivos móveis
Uma das principais tendências dos últimos anos é, sem dúvida, o mobile. O número de dispositivos móveis no país só cresce – de forma espantosa – e as empresas que não oferecerem uma boa experiência na navegação nesses dispositivos perderão espaço para a concorrência. Por isso, sites e blogs em formato responsivo tornam-se mais do que uma tendência, uma necessidade.
4- Interaja com seu público-alvo
A presença on-line, através de um site relevante com conteúdo de qualidade, traz credibilidade e agrega valor ao seu negócio. Mas tão importante quanto a presença, é a interação da empresa com o cliente (de preferência com agilidade), tirando dúvidas e anunciado novidades. A humanização das marcas tem feito a diferença no marketing digital e aproxima o público das empresas. Por isso, a forma de se comunicar com as pessoas, seja no seu próprio site ou nas redes sociais, deve utilizar uma linguagem que aproxime você do seu cliente e, sempre que possível, proporcione interatividade.
5- Envie e-mails segmentados
Uma forma de interação e fidelização dos seus clientes que, ao que tudo indica, continuará em alta em 2015 é a utilização de e-mails segmentados. Para que o resultado nas visualizações seja positivo e não haja taxa de rejeição, dispare e-mails de acordo com o perfil dos seus clientes, procurando tratar de assuntos do interesse deles e com a frequência ideal.
Com isso, é necessário estar atento às notícias do mercado e próximo ao seu público. A presença do profissional de marketing nessas ações proporcionam eficácia na comunicação junto ao seu público-alvo.
Agora que você já sabe algumas das tendências de marketing digital…
Entenda que em geral, a maior tendência de marketing da atualidade é a humanização da comunicação, seja através de textos, e-mails, redes sociais… Empresas são feitas de pessoas para pessoas e dominar a forma de se relacionar possibilita que se crie um vínculo entre você e seu público. É importante, também, manter uma identidade verbal para sua empresa, identificando a linguagem e o tom de voz que a representa e se adéqua ao consumidor.
E aí, como você está se comunicando? Aproveite este ano para se aproximar do seu público!
Que 2015 seja incrível 🙂