Instagram para empresas, confira algumas dicas que irão te ajudar…
Para empresas de todos os segmentos e de todos os portes, estar presente nas redes sociais deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade. Através dessas ferramentas, as empresas conseguem obter uma ótima visibilidade e atingir um público altamente segmentado realizando um investimento relativamente baixo.
Se o Facebook é a rede social mais famosa e mais acessada do mundo, o Instagram é a que mais cresceu no último ano (23%). Além disso, ela apresenta algumas características que a tornam mais eficientes para determinadas situações.
Como você deve saber, a razão do sucesso do Instagram são as fotografias. É uma rede social que privilegia a imagem acima de tudo. Por isso, ela é perfeita para que as empresas possam criar ou fortalecer sua identidade, valorizando seus produtos ou serviços através de belas imagens.
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Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a presença da sua empresa no Instagram seja vista com bons olhos. Pode acreditar, queimar o filme nessa rede social é muito fácil. Então vamos lá:
» Instagram para empresas: O que postar?
Quem trabalha com produtos “fotogênicos” pode ter mais facilidade para alimentar o Instagram. Afinal, empresas do setor de alimentação com um cardápio repleto de coisas gostosas têm um prato cheio para lindas postagens. Lojas virtuais ou físicas de roupas e acessórios também possuem material farto para as publicações.
Mas e as empresas que não possuem tanto apelo visual como, por exemplo, uma corretora de seguros? Aí é preciso colocar a criatividade para funcionar. É possível retratar o dia a dia dos funcionários, publicar fotos de eventos e treinamentos ou registrar visita de clientes e parceiros. O Instagram para empresas é bem versátil.
» Instagram para empresas: Personalidade da sua marca
O maior erro que sua empresa pode cometer no Instagram é tratar ele como um catálogo virtual de produtos ou serviços. Essa rede social é muito mais do que isso. O Instagram pode ajudar a criar uma personalidade para sua empresa, fazendo com que o público crie uma forte identificação com ela. Por isso, nada de postar apenas fotos de produtos, utilize o Instagram para contar boas histórias e tente colocar seus produtos dentro delas. Entende a diferença?
» Instagram para empresas: Engaje seus seguidores
As redes sociais são lugares onde a interação acontece o tempo todo. Por isso, o Instagram da sua empresa precisa estar preparado para conversar e engajar os seguidores. Então interaja o tempo todo, curta as postagens em que sua empresa estiver relacionada e fidelize seu público através de promoções e distribuição de brindes e prêmios aos seguidores.
» Instagram para empresas: Não pare de fotografar
Um dos segredos das redes sociais é constância, e isso vale para todas: Facebook, Twitter, Snapchat, Youtube e claro, para o Instagram. Por isso, crie um planejamento para suas postagens. Você precisa ir sentindo qual é a periodicidade ideal de publicações. É necessário encontrar um equilíbrio entre não ser esquecido pela falta e nem ser chato pelo excesso.
» Instagram para empresas: Vídeos. Por que não?
No ano de 2016, o Instagram inaugurou essa nova possibilidade. Além das fotografias, agora é possível carregar vídeos na timeline da sua empresa. E não pense que você precisa de uma superprodução para produzir os vídeos, na maioria das vezes aquele filme feito com o celular é o que mais faz sucesso com seus seguidores. O importante é ter bom humor e leveza para despertar a empatia do seu público. Aprenda mais sobre como divulgar seus vídeos!
» Mostre que o Instagram da sua empresa existe
Uma vez que Instagram da empresa está no ar, é preciso fazer com que as pessoas comecem a acompanhar as postagens. E para isso não existe outra maneira: você precisar divulgar, divulgar e divulgar. Coloque o link no seu site, no seu blog, no seu cartão de visita, na sua parede e onde mais você achar que pode. Sempre que fizer um material impresso, coloque os links das suas redes sociais. Assim você conseguirá mais seguidores.
» Agência de marketing digital
Deu para perceber que gerenciar o Instagram necessita de certos cuidados e de um bocado de tempo. Se a sua empresa precisa dessa ferramenta, mas você não tem tempo nem experiência para gerenciá-la, conte com a experiência de uma agência de marketing digital como a Evonline, que além de se dedicar a criação de sites, também faz gerenciamento de redes sociais.