Sabemos que a definição de uma buyer persona é fundamental para as empresas que desejam conhecer muito bem quem é o seu público inclusive, para produzir conteúdo relevante e de qualidade. A buyer persona é uma representação do seu comprador ideal com base nas informações fornecidas pelos clientes atuais. As entrevistas são excelentes ferramentas para extrair todos os dados necessários (demográficos profissionais e comportamentais) para criar uma persona eficiente para o seu negócio!
Para compreender melhor a importância da buyer persona no planejamento estratégico selecionamos a seguir os principais motivos para investir nessa estratégia infalível!
» Comunicação mais assertiva
Uma vez que a empresa sabe exatamente quem é a sua persona, a produção de conteúdo se torna ainda mais eficiente. Nesse caso, o tom da conversa será ajustado com base no perfil do público e a comunicação se transforma em um processo efetivo para captar e fidelizar clientes.
» Autoridade para o seu negócio
Outra vantagem em definir a sua persona é que como os conteúdos serão criados de forma cada vez mais estratégica, o seu negócio ganha credibilidade e se transforma em uma autoridade no segmento de atuação. Atualmente as pessoas valorizam as marcas que disponibilizam informações úteis por isso, é importante construir um relacionamento de confiança com o seu potencial cliente. Dessa forma, quando o momento de compra dele chegar, sem dúvida o consumidor escolherá a sua empresa.
» A importância da buyer persona para entender o comportamento de compra
Um dos propósitos que levam muitas empresas a construir uma persona é compreender o comportamento de compra dos consumidores. Sabendo quais as motivações o seu público possui para comprar um produto ou serviço, por exemplo, é fundamental para elaborar estratégias que vão gerar negócios para a sua empresa.
» Conteúdo certo no momento ideal
Ao definir um perfil para sua buyer persona o seu negócio compreende em que etapa do funil de vendas ela está. Isso possibilita criar um conteúdo personalizado que esteja em sinergia com o seu público naquele momento. Ou seja, não será eficiente criar um conteúdo com foco comercial se a sua persona ainda está na primeira fase do funil que consiste na descoberta de um problema que ela ainda nem se deu conta. Jamais faça isso!
» Conquiste um diferencial competitivo
Desenvolver uma buyer persona permite que o seu negócio avalie periodicamente as soluções oferecidas para aprimorar os seus produtos e serviços de acordo com as necessidades dos seus clientes, acelerando os seus resultados.
Embora a definição de uma persona seja embasada principalmente pela coleta de informações dos seus próprios clientes, é preciso estar atento para filtrar esses dados de maneira estratégica para criar uma buyer persona mais próxima possível do seu cliente ideal. Sendo assim, é fundamental contar com o apoio de agências especializadas para construir uma estratégia efetiva e gerar muitos negócios!
A importância da buyer persona para conquistar credibilidade e estabelecer um relacionamento de confiança com o consumidor é indiscutível. Somente através das informações sobre a persona é possível criar táticas irresistíveis no planejamento estratégico para manter os clientes e atrair novos.
A criação de uma persona é uma tendência que veio para ficar, portanto, não pare de evoluir e invista nessa estratégia imediatamente! Pronto para construir a sua buyer persona?
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Que tal deixar o seu comentário aqui no post para ampliar o nosso diálogo?