Cada vez mais, as empresas estão lutando para conquistar um lugar ao sol. Em meio a esse momento de crise, a disputa mercadológica requer estratégias e recursos específicos, e os adotados pelas empresas nem sempre são suficientes para vencer os concorrentes no competitivo mercado de trabalho.
No entanto, para superar esta rivalidade nos negócios e driblar a instabilidade financeira que o país enfrenta, empresas estão buscando por águas mais serenas, que apenas podem ser encontradas através da teoria do Oceano Azul.
» Em que consiste essa teoria?
Implantada pelo estudioso chinês Chan Kim e a francesa Renée Mauborgne, através do livro “A estratégia do Oceano Azul como a solução para as empresas crescerem”, ela introduziu uma nova visão empreendedora para diversas organizações, propondo a exploração de novos mercados, ao invés da persistência da disputa com os mesmos concorrentes.
Assim como um verdadeiro oceano, as empresas precisam encontrar nichos específicos em lugares onde não há concorrentes à espera do primeiro fracasso que possa aparecer.
Por isso, se você quer descobrir como identificar o Oceano Azul nos momentos de crise, acompanhe algumas explicações e veja por que essa ferramenta é indispensável para empresas que procuram elevar seus negócios!
»Como funciona a teoria do Oceano Azul?
Assim como mencionamos, para que uma empresa supere os momentos de crise e alcance melhores resultados para o andamento do seu projeto, é necessário sair em busca de mercados intocados, ou seja, empreendimentos que ainda não foram desvendados por ninguém. Esta é a única opção viável para aqueles que estão cansados de buscar estratégias para conseguir superar os concorrentes em mercados já desgastados por esta competição.
É justamente desta rivalidade entre empresas que surge o Oceano Vermelho, um território onde organizações estão dispostas a lutar com suas armas e sangue para conquistar a preferência dos consumidores. No entanto, o que muitos empreendedores ainda não conseguiram enxergar é que esta guerra de hierarquias comerciais é capaz de anular qualquer estratégia de inovação, impedindo que as empresas “pensem fora da caixa”.
Por isso, antes de compreender como funciona a teoria do Oceano Azul, é fundamental entender que essa batalha de territórios pode tornar-se um recurso irrelevante na vida de um empresário.
Ele passa a destinar seus esforços para continuar atingindo o mesmo público-alvo, além de disputar o mesmo espaço com os concorrentes de sempre, sem ao menos considerar que poderiam existir outros oceanos desabitados, apenas esperando por alguém com capacidade para investir.
»O que é preciso para colocar esta teoria em prática?
Aceitar que o mundo é grande demais para continuar concorrente com as mesmas pessoas é um dos primeiros passos para começar a mergulhar nas águas do Oceano Azul. Apesar de ser uma mensagem incentivadora, nem sempre é fácil começar a explorar novos horizontes, com a esperança de encontrar uma novidade que faça valer o seu investimento.
Contudo, o primeiro passo para quem deseja colocar essa teoria em prática é criar um produto ou serviço, o qual nenhuma outra empresa concorrente já tenha pensado. Apesar de ser um grande desafio, a inovação de mercado exige um empreendimento exclusivo que atenda às necessidades dos clientes, e que ao mesmo tempo seja inédito.
Após a criação, o empreendedor precisa refletir sobre os pontos que podem ser melhorados diante desta inovação, ou seja, quais são os fatores que podem superar os padrões já existentes do mercado.
Assim como é necessário pensar em melhorias, é importante considerar os fatores que precisam ser eliminados, levando em consideração os excessos que o mercado atual já oferece, sendo isso um ponto de partida para determinar seu novo tipo de negócio assertivo.
»Quais as vantagens do Oceano Azul em momentos de crise?
Estender a bandeira de paz para os concorrentes e ir em busca de um novo investimento é a decisão mais assertiva para superar a instabilidade do mercado, decorrente da crise que, cada dia mais, afeta o funcionamento das empresas.
Contudo, apesar dos desafios que esta decisão exige, muitas empresas acabam encontrando (além da ausência de concorrentes) muitos benefícios importantes para elevar os negócios. Que tal conhecê-los melhor?
»Não disputar os clientes pelos preços
Quando uma nova demanda é assumida, através de um mercado que seja novo para os clientes, fica mais fácil estipular os preços corretos, ao invés de ficar disputando os valores mais baixos apenas para conseguir elevar as vendas. Esta estratégia é um dos grandes benefícios encontrados no Oceano Azul, além de proporcionar também vantagens para os clientes, que poderão pagar por preços justos.
»Possibilidade de atender às diferentes demandas com produtos alternativos
Ao oferecer produtos e serviços que atendem um mercado específico, sua empresa irá satisfazer as necessidades particulares de cada consumidor, ao ponto de criar uma experiência ainda mais positiva de consumo através da compra de produtos alternativos, criando uma utilidade exclusiva.
»Vender com inovação
Tudo o que é novidade possui a capacidade de atrair consumidores dispostos a satisfazer suas necessidades de compra. Por isso, o número de vendas pode subir, contribuindo para aumentar a margem de lucro em meio ao momento de crise.
Do mesmo modo, este sucesso pode desencorajar outros concorrentes pelo medo do fracasso.
»Como o empreendedor pode começar a conquistar os novos mercados?
Assim como recomenda a própria teoria do Oceano Azul, os empreendedores precisam seguir algumas estratégias eficazes para começar a conquistar novos mercados ainda não explorados. Para isso, é necessário olhar para outra direção, a fim de fugir do momento de crise e investir em um negócio que seja capaz de salvar a empresa da falência.
Então, veja duas estratégias para começar a conquistar novos mercados:
»Encare seu Oceano Vermelho
Para que esta teoria se torne realidade para o seu negócio, comece a olhar de uma forma mais detalhada para o Oceano Vermelho em que sua empresa está neste momento. Observe com precisão o comportamento dos seus concorrentes e clientes, e fique atento aos mecanismos de funcionamento deste mercado rival.
A oportunidade não estará ainda neste meio, mas através dessa análise, sua empresa poderá perceber quem eram realmente seus consumidores e, acima de tudo, quem ainda não eram os clientes que faziam parte do lucro da organização.
»Pense fora da caixa para criar mercados
Antes de começar a desbravar os mares, comece a pensar fora da caixa para encontrar uma inovação que atenda a perfis diferentes de consumidores. Tenha o cuidado de criar algo que nenhuma outra empresa já tenha criado. Assim, você evita repetir o erro, e não retorna por engano àquele velho Oceano Vermelho.
Você já está pronto para começar a navegar pelo Oceano Azul e superar este momento de crise pelo qual, possivelmente, sua empresa também está passando?
Antes de se afogar no Oceano Vermelho, lembre-se de que existem outras alternativas para obter melhores resultados no mercado de trabalho, alcançando o sucesso profissional.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário em nosso artigo e vamos juntos encontrar águas mais serenas para nossos negócios!
Existe alguma metodologia para encontrar esse oceano azul?