Tanto as grandes, quanto as pequenas empresas se beneficiam ao usar o Google Adwords, por ser bastante intuitivo e fácil de usar. Quer entender quais são as principais vantagens para o seu negócio? Confira!
O que é o Google Ads?
O Google Ads é uma ferramenta criada nos anos 2000, pela Google. Seu objetivo é exibir anúncios na forma de links patrocinados. Assim, quando uma pessoa faz uma busca, esta palavra-chave utilizada pode direcionar para o anúncio, que aparecerá nos primeiros resultados.
Se trata de uma forma paga de conquistar a primeira página do buscador, mas isso será avisado, com o termo “ADS” logo ao lado do link do site. Você pode direcionar sua campanha para a Rede de Pesquisa (para capturar intenções, com resultado mais rápido) e a Rede de Display (para conscientizar e capturar visitantes).
Agora que você já sabe mais sobre o Google Adwords, que tal conhecer os benefícios dele?
Quais são os principais benefícios da ferramenta?
Sua empresa pode se beneficiar bastante ao trabalhar com técnicas de SEO (para melhorar o alcance orgânico) aliadas com o Google Ads. Veja quais são as vantagens mais observadas:
Rapidez para ir ao ar
A campanha vai ao ar em pouquíssimo tempo, assim que todos os critérios são preenchidos. Basta colocar o orçamento disponível, palavras-chave, idioma e localização. Em algumas horas o anúncio já está ativo e começa a gerar resultados.
Aumenta o seu alcance
O objetivo é estar entre os primeiros resultados do Google, não importa o tamanho da sua empresa. Assim, atingir o público-alvo em um curto período pede que você use o Google Ads, para competir com resultados que já tem um bom posicionamento por meio da busca orgânica.
Você quem cria os anúncios
Os anúncios do Google Ads têm um formato padrão, bastante simples de ser seguido. Contam com título, texto e URL, todos com um limite máximo de caracteres. É bem simples de montar os anúncios e você mesmo pode fazer, com alguns cliques. A dica, para conseguir mais visitas, é fazer um call to action no texto do anúncio.
Orçamento controlado
A ferramenta da Google permite controlar o orçamento disponível. Antes mesmo da campanha ir ao ar, você quem define o quanto quer gastar. Esta regra também é válida na opção Custo por Clique (CPC), basta escolher o valor máximo que deseja pagar a cada clique recebido.
Atinge clientes específicos
Quando está preparando seu anúncio, você pode segmentar e atingir um público-alvo bastante específico. Além disso, permite focar apenas na sua região, então, se sua empresa está localizada em São Paulo, você pode escolher que apenas pessoas deste estado vejam o anúncio do Google Ads.
Leads em quantidade e qualidade
Nas campanhas do Google Adwords você pode optar por quantidade, qualidade ou ambos. O melhor é tentar um equilíbrio entre os dois, mas saiba que o CPA (custo por ação) costuma ser mais elevado, principalmente na Rede de Pesquisa. A Rede de Display pode sair mais em conta.
Análise dos resultados de campanha
Uma das facilidades do Google Ads é permitir analisar o retorno obtido com os anúncios. A ferramenta apresenta uma gama de informações importantes, referentes ao público-alvo atingido, interações e como o valor investido foi gasto. Também agrega dados essenciais para trabalhar em estratégias de remarketing.
Mais rápido e fácil que o SEO
O SEO é importante, mas não deve ser usado como a única estratégia de uma empresa para chegar na primeira página do Google. Inclusive porque os anúncios do Ads têm resultados mais rápidos, enquanto SEO demanda mais tempo. Podemos dizer que este é uma estratégia de longo prazo, enquanto o Google Ads é de curto prazo.
Entender a concorrência
O Google Adwords funciona como um leilão de palavras-chave. Ali você consegue ver quais são as mais concorridas e quem também aposta nelas. Desta forma, é possível entender quem são seus concorrentes mais fortes e estudar quais estratégias de anúncios eles estão adotando.
Sua empresa já usa o Google Adwords? Comece a adotar a estratégia ainda hoje e observe os resultados!