O famoso marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para a atração de clientes através da entrega de conteúdos que sejam relevantes para o seu público, tais como: posts em redes sociais, ebooks, textos e até mesmo vídeos. Mas por onde começar e como se tornar um destaque em diferentes plataformas? A Evonline preparou algumas dicas para você, acompanhe a seguir:
O que é marketing de conteúdo e por que investir nele?
O primeiro ponto de atenção é ter em mente que o marketing de conteúdo não é uma metodologia que visa realizar promoção direta da sua empresa, mas sim, atrair o seu público-alvo trazendo soluções para possíveis problemas que eles possam ter. Ou seja, por meio de conteúdo relevante e que tenha valor, sua marca atrai, envolve e agrega valor para que possa ser criada uma percepção positiva sobre sua empresa e dessa forma, gerar as tão esperadas conversões.
O “pulo do gato” está em oferecer informações que sejam valiosas para a sua audiência, como, por exemplo, entender quais são as dores de quem procura por seu produto ou serviço e mostrar a eles como a sua empresa resolve isso. Parta sempre do princípio de dor, causa e solução: se a sua empresa trabalha com logística, de que maneira as suas soluções podem antecipar alguma demanda, podem resolver algum processo ou otimizar o tempo do seu cliente?
Marketing de conteúdo para diferentes plataformas: pode ser o mesmo texto?
Outro ponto de atenção está na forma de produzir o conteúdo, uma vez que buscamos por algo estratégico, isso precisa também estar alinhado com a plataforma em que será publicado.
Conteúdos para blogs tendem a ser mais explicativos e abordar o tema de uma forma mais completa, e no decorrer do texto, inserir aos poucos os serviços da sua empresa, além de reforçar o uso da palavra-chave que o norteia. Mas isso precisa ser desenvolvido com parcimônia, pois precisa fazer sentido para quem lê e precisa atender alguns requisitos do Google para ser considerado relevante, nisso entram as técnicas de SEO.
Já para os conteúdos de redes sociais, a maneira de abordar o tema difere, porque em plataformas como o Instagram, as pessoas buscam por dinamismo e agilidade, então trazer conteúdos muito extensos acaba por ser um tiro no pé. O que pode ser interessante são tópicos, uma pincelada do assunto ou então, um vídeo curto explicando benefícios/vantagens.
Uma excelente alternativa é “linkar” os conteúdos entre as plataformas, produzir um conteúdo mais robusto no blog e trazer um resumo nas redes sociais com um convite para que o usuário o veja por completo no blog.
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