Conheça algumas dicas para e-mail marketing que a Evonline separou para que você saiba usar esse ferramenta de forma eficaz!
O mundo do marketing digital está em constante transformação e evolução. Novos conceitos e novas abordagens sobre esse assunto surgem a todo o momento para tornar as ações ainda mais eficientes. Em meio a esse cenário, uma ferramenta continua sendo essencial, extremamente efetiva e cumprindo muito bem seu papel: o e-mail marketing.
O e-mail marketing apresenta um ROI de 3800% (segundo dados do site Email Monday). E o que isso significa? Significa que para cada R$ 1,00 investido em e-mail marketing, sua empresa tem um retorno financeiro de R$ 38,00. Mas o que é preciso ser feito para utilizar bem essa potente ferramenta?
Preparamos algumas dicas para e-mail marketing:
» E-mail marketing com conteúdo relevante
O bom e-mail marketing é aquele que tem potencial de ajudar, de alguma maneira, o destinatário. E isso só vai acontecer se o conteúdo for relevante e direcionado aos interesses do seu mailing. Coloque-se no lugar do público e pense se você gostaria de receber o e-mail que está enviando. Se a resposta for negativa, é melhor tentar elaborar algo diferente. (Veja como identificar o perfil do seu público)
» Rápido e objetivo
Esse é mais um segredo para o sucesso. Afinal, quando alguém recebe um e-mail marketing, o assunto é que irá fazer aquela mensagem ser aberta ou não. Por isso, é fundamental criar um “assunto” que, em no máximo 40 caracteres, desperte o desejo de saber mais sobre o tema. A objetividade também vale para o texto que vai dentro do e-mail. Utilize frases curtas e se assegure de que tudo pode ser lido e compreendido em menos de um minuto.
» Chame seu cliente pelo nome
Todo mundo gosta de ser tratado com exclusividade, o seu cliente também. Por isso, na hora de programar o e-mail marketing, utilize o código que puxa o nome do destinatário do banco de dados para o assunto do e-mail. Isso ajuda a aumentar a taxa de abertura e cria mais proximidade da sua empresa com os clientes.
» Nada de falsas promessas
Na hora de escolher um assunto para o e-mail, é preciso que ele seja chamativo e desperte a curiosidade do leitor. Mas cuidado com falsas promessas que possam frustrar a expectativa do leitor ao abrir a mensagem. Nunca esqueça que o objetivo primordial do e-mail marketing é ajudar o público e proporcionar a ele uma boa experiência.
» Você precisa saber o que é gatilho mental
Se você não faz ideia do que é gatilho mental, saiba que você acabou de ser impactado por um. O subtítulo logo acima utiliza essa técnica. Ao ler “você precisa saber o que é gatilho mental”, a pessoa que não sabe o que esse termo significa, sente-se na obrigação de descobrir, afinal “ela precisa saber” o que é isso se quiser criar bons e-mails marketing.
» E-mail marketing com teste A/B
Teste A/B nada mais é do que comparar qual assunto do e-mail apresenta melhor desempenho. Muitas ferramentas de disparo oferecem essa opção. Funciona assim: você escreve dois assuntos diferentes e metade das pessoas irá receber o e-mail com um assunto e o restante com o outro. O teste é feito com uma pequena porcentagem do mailing. Após identificar qual assunto se saiu melhor, o programa utiliza o “assunto matador” para fazer o disparo para todo mailing.
Para além do e-mail marketing: conheça outras dicas para melhorar seus resultados no mercado.
Sobre o que escrever ?
Essa é uma das dúvidas mais comuns. Quando a folha está em branco, às vezes dá aquele “branco”, não é verdade? É nessa hora que precisa pesquisar sobre dicas para e-mail marketing. É possível enviar e-mails marketing com os mais variados propósitos, o importante é que ele seja um conteúdo relevante para o seu público, veja alguns exemplos que separamos para você:
» Aviso de postagens
Se a sua empresa tem um blog, você pode enviar um e-mail marketing a cada novo texto que é publicado convidando a pessoa a clicar para ler a postagem. Escreva um texto curto contando quais assuntos são abordados na publicação para despertar a curiosidade do leitor.
» Newsletters
Criar um newsletter e dispará-la com uma frequência regular para o seu público é uma excelente maneira de manter a marca da sua empresa sempre em evidência. Entretanto, é muito importante que todo newsletter tenha bons conteúdos e também uma boa diagramação. Aproveite para falar sobre posts no blog, novidades da empresa, promoções etc.
» Ofertas
Se você tem um e-commerce, use o e-mail marketing para divulgar os produtos. É interessante você criar algumas temáticas para que os envios não sejam muito repetitivos. Use datas comemorativas – Dia das Mães, Natal, Páscoa – ou até as estações do ano – Liquidação de verão, Coleção de primavera. (Leia mais sobre como melhorar as vendas do seu e-commerce)
Coloque agora mesmo em prática todas as dicas para e-mail marketing que você aprendeu.
Além de bons conteúdos, é fundamental que seu e-mail marketing seja bem programado e tenha uma boa ferramenta de disparo para não ir direto para as caixas de spam. A Evonline, que é especialista em criação de sites, também oferece serviço de criação e gerenciamento de e-mails marketing para sua empresa. Entre em contato conosco para saber mais.