Uma empresa que busca um posicionamento digital relevante precisa estar atenta a uma característica importante na hora de pensar em sua estratégia: conteúdo e imagem.
E se o ditado diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”, na internet não é diferente. Afinal, ao contrário do meio físico, não existem vitrines online, nem a possibilidade de manuseio. Por isso, o principal recurso visual é a fotografia.
É através de uma foto bem estruturada que o cliente presta atenção inicialmente em uma marca ou produto para decidir se aquele item ou serviço vale o investimento.
Pensando nisso, no post de hoje vamos dar algumas dicas sobre o que o gestor de marketing na hora de pensar ou criar um planejamento precisa levar em conta com relação à fotografia dos seus produtos, a fim de gerar sempre uma percepção positiva nos consumidores. Acompanhe:
» Não utilize imagens sem direitos de uso
Se um consumidor de seu produto tira uma foto que irá valorizar a sua marca, você pode utilizá-la em seu site quando desejar, afinal, é o seu produto que está sendo divulgado, certo? Embora esse seja o pensamento de muitas empresas, ele está errado.
Toda fotografia utilizada necessita de autorização prévia do autor e do direito de imagem das pessoas presentes na foto. Do contrário, isso pode acarretar em grandes problemas jurídicos.
» Cuidado com imagens de personagens e celebridades
Uma tendência comum no meio online é a utilização de personagens famosos, atores ou cantores como forma de conseguir engajamento ou de chamar a atenção dos consumidores, principalmente em redes sociais.
Entretanto, essa prática é crime e existem várias empresas especializadas em detectar esse tipo de infração.
» Observe as imagens da concorrência
Imagine a seguinte situação: sua marca lança alguma campanha digital e descobre que o principal concorrente utilizou as mesmas imagens e uma identidade visual similar em uma outra estratégia. Resultado: todo o trabalho será desperdiçado.
Por isso, sempre que possível, verifique o trabalho da concorrência e veja quais imagens ela vem utilizando. Afinal, toda cautela é necessária para não fazer feio e ser taxado como pouco autêntico ou imitador.
» Fotos amadoras não!
Um bom enquadramento, assim como uma boa iluminação e tratamento de imagens, fazem toda a diferença. Mesmo que o gestor tenha algumas noções básicas de fotografia, não economize na hora de produzir as suas fotos.
As fotos caseiras se destacam pelo lado negativo, dando a impressão de amadorismo. Quem é que gostaria de consumir os produtos de uma empresa inexperiente, que não consegue passar credibilidade nem ao menos no momento da apresentação?
O investimento em fotografia é imprescindível para quem quer estar à frente da concorrência. Evitando esses recursos negativos, sua marca, com certeza, terá tranquilidade e confiança para executar seu trabalho da melhor maneira, obtendo os resultados desejados.
Invista em uma empresa especialista em marketing digital, que possui know how para fazer a construção da sua marca da melhor maneira!
E você, como cuida dos processos fotográficos do seu site? Quais são as suas maiores dificuldades? Compartilhe com a gente sua opinião e continue navegando aqui no blog, que está cheio de dicas e posts interessantes sobre o universo digital. Até a próxima!