Qual seria a frequência ideal de postagens em blogs e redes sociais? Ambos já invadiram completamente a nossa vida e já fazem parte do cotidiano. Para pesquisar sobre determinado tema, para se informar ou até mesmo para consumir entretenimento, os blogs são a bola da vez. Neles, é possível encontrar os mais variados assuntos em diversos níveis de aprofundamento. O blog ocupou o lugar de jornais e revista, tanto que esses meios incorporaram o formato e transformaram muito de seus jornalistas em blogueiros.
As redes sociais, por sua vez, se transformaram em uma grande ferramenta de interação entre as pessoas. Nelas, é possível conversar em tempo real, enviar mensagens, gravar vídeos, compartilhar músicas e fotos, criar um debate sobre algum tema, organizar eventos, divulgar produtos e até fazer compras.
Por todos esses motivos, as empresas precisam, cada vez mais, estar engajadas e sintonizadas com essas grandes e rápidas transformações que acontecem. Pensando nisso, grande parte delas possui páginas nas redes sociais e também alimentam blogs com conteúdo.
Diante desse cenário você já deve ter se perguntado: qual a frequência ideal de postagens que eu devo fazer? Qual é o melhor horário para compartilhar meus conteúdos? Existe algum dia da semana que seja melhor para publicar no blog? São questões importantes e fundamentais para que essas ferramentas sejam efetivas e tragam bons resultados para sua empresa.
Para tentar fazer um panorama geral, vamos comentar um pouco sobre as principais redes sociais e também sobre blog.
» Frequência ideal de postagens no Facebook:
Se você acha que para sua empresa ter uma boa presença no Facebook a melhor estratégia é fazer o maior número de postagens por dia, talvez você precise rever essa estratégia. Grandes empresas multinacionais, com milhões de seguidores em todo o mundo, costumam fazer apenas uma postagem por dia no Facebook. Uma pesquisa realizada pela SocialBakers mostrou que quando é realizado mais de um post por dia, as reações e likes caem mais da metade (57%) e a quantidade de comentários diminuem drasticamente para 78% quando comparado ao primeiro post.
» Frequência ideal de postagens no Twitter:
Com o Twitter as estratégias são bem diferentes. Nessa rede social, o feed de notícia se comporta de uma maneira distinta. As postagens costumam desaparecer rapidamente. Uma pesquisa mostrou que a vida útil de um tweet costuma ser de menos de três horas, depois desse prazo ele simplesmente “desaparece” dos feeds. Por tanto, a frequência de postagem no Twitter precisa ser maior. Duas estratégias são as mais comuns: a primeira aconselha a fazer posts mais estratégicos, de 3 a 5 vezes por dia; já na segunda estratégia a quantidade é o que importa para que sua empresa esteja sempre no feed. Nesse caso, algumas empresas realizam mais de 30 postagens diárias. Claro, com uma equipe totalmente dedicada.
» Frequência ideal de postagens no LinkedIn:
Sobre esse tema de frequência de publicação, o próprio LinkedIn resolveu se posicionar e sugeriu a quantidade de posts ideal: vinte publicações por mês. Dessa maneira, uma boa estratégia para essa rede social é realizar uma postagem em cada dia útil, uma vez que no final de semana pouca gente quer saber de trabalho.
» Frequência ideal de postagens no Instagram:
O comportamento do Instagram é semelhante ao do Twitter, ou seja, o perfil vê todas as publicações das pessoas que ele segue. Para aumentar a vida útil e, consequentemente o alcance de cada publicação, não se esqueça de usar as hashtags. Entretanto, diferentemente do Twitter, não é aconselhável realizar mais que três postagens por dia para que os seguidores não enjoem dos seus conteúdos. Uma vez ao dia está de bom tamanho.
» Frequência ideal de postagens no Blog:
A frequência de postagem em blogs pode ser bem diferente dependendo dos seus objetivos e do perfil da sua empresa. Esse número pode variar de uma vez por dia a uma vez por semana. O importante é que os conteúdos postados sejam originais, relevantes e otimizados (SEO). Afinal, uma das principais funções de um blog e trazer pessoas para o site da sua empresa e gerar leads, quando necessário.
» Dias e horários
Utilize ferramentas de medição, como o Analytics, para saber quais são os horários do dia e os dias da semana que o seu público está mais presente nas redes sociais. Assim, fica mais fácil decidir sobre a programação de postagens. Quanto mais você acertar o horário, melhor será o desempenho dos seus posts.
» Medir é fundamental
A análise dos resultados das postagens é tão importante quanto realizar as postagens. Afinal, essas sugestões que estamos dando sobre a frequência de publicação está longe de ser uma ciência exata. Dessa maneira, é fundamental estar acompanhando o desempenho de cada postagem para entender o que está dando certo e o que está dando errado, dessa maneira, fazer as devidas correções.