O funil de vendas não é uma novidade do marketing digital. Ele existe desde 1898 e era uma frase criada por Elias Elmo Lewis: atrair a atenção, manter o interesse, gerar um desejo e levar a uma ação. Também chamado de AIDA, nada mais era do que etapas de venda.
Esse processo ainda é aplicado atualmente, mas o funil de vendas do marketing digital é um pouco diferente. No entanto, seu objetivo continua sendo o mesmo: levar uma pessoa a uma ação, ou, em outras palavras, fechar negócio com sua empresa.
O que é funil de vendas?
Você já se perguntou o que é funil de vendas? A resposta é simples, pois se trata de uma estratégia que apresenta a jornada de um cliente em potencial até ele fechar negócio e comprar seu produto ou serviço.
Tradicionalmente é dividido em Topo, Meio e Fundo. Dentro do funil estão outras divisões, como os estágios da jornada de compra e o próprio conceito AIDA citado logo no começo do texto.
Topo do funil
No topo do funil estão todos que nunca tiveram contato com sua marca. Eles não conhecem sua empresa e chegam até ali por acaso. O objetivo é chamar a atenção e despertar seu interesse, então, o marketing de conteúdo é seu grande aliado.
Imagine que em seu blog ou rede social você fez um breve conteúdo sobre dores musculares, explicando suas causas. Seu serviço envolve o uso de terapias integrativas, que podem tratar a dor, mas neste conteúdo você cita isso brevemente. Quem te encontrar pode se interessar em saber mais sobre você.
Meio do funil
No meio do funil estão pessoas que já conhecem sua empresa e o que você oferece, mas ainda estão em dúvidas. Elas sabem que possuem um problema e que seu negócio pode ter a solução, mas ainda não estão convencidas. Então, temos os leads e oportunidades.
No conceito AIDA, estão aqueles clientes em potencial que já têm o desejo, mas ainda não tomaram uma ação. Estão pesquisando entre sua empresa e seus concorrentes e precisam ser convencidos que você tem o melhor a oferecer. Aqui você pode explicar mais sobre você e seu produto/serviço.
Fundo do funil
No fundo do funil estão clientes que estão prontos para fechar negócio. São aqueles que colocam o produto no carrinho, já perguntaram sobre o preço e estão a ponto de concluir a negociação. Precisam de um último “empurrãozinho”.
Nesta etapa está liberado fazer ofertas de vendas, descontos e falar abertamente sobre seu produto ou serviço. O cliente já te conhece e criou uma identificação. Inclusive, ações para relembrar antigos consumidores também são consideradas de fundo do funil.
Porque você precisa do funil de vendas
Provavelmente, após conhecer um pouco mais sobre o conceito, você já deve ter percebido que precisa do funil de vendas para marketing digital. Afinal, é uma forma de conhecer melhor seus clientes e atrair as pessoas certas. E mais, de garantir que eles vão fechar negócio com sua empresa.
Comece a elaborar ações para cada uma de suas etapas, lembrando que a maior parte do conteúdo será sempre com foco em atração (topo de funil) e a menor com foco em vendas. Além disso, se precisar de ajuda, não deixe de procurar por uma agência de marketing digital para te orientar e acompanhar.