A sigla mais proferida para quem vai falar de promoção de empresas, marcas e serviços: SEO significa search engine optimization. A otimização sugerida pelo nome acontece pelo aumento da qualidade e quantidade de tráfego em um site, assim como aumentar o quanto uma marca aparece nos resultados de pesquisa – sem pagar, também conhecido como resultados “orgânicos”.
Através do uso das palavras na pesquisa dos consumidores, o mecanismo de pesquisa entende o sentido do que estão buscando. Assim, saber como atender a estas buscas permite que a conexão entre oferta e procura seja feita.
Neste sentido, entender a intenção e o desejo de consumo do público-alvo é apenas um lado da moeda. O outro é saber entregar o conteúdo de uma maneira que os mecanismos de busca te encontrem e entendam que seu site oferece aquele tipo de produto, serviço ou informação.
Ainda que links patrocinados e postagens programadas em mídias sociais gerem tráfego no seu site, a grande maioria das interações é feita através dos resultados dos mecanismos de pesquisa. Possuir uma boa colocação na lista de sites com “resultados orgânicos” tem mais credibilidade para quem procura, garante muito mais cliques que links patrocinados, além de possuir maior cobertura na web.
Em suma: resultados encontrados por SEO produzem 20x mais oportunidades de tráfego, tanto em dispositivos móveis quanto computadores. Em Dezembro de 2017 uma pesquisa garante que apenas ~2,8% dos clicks de todas as pesquisas feitas nos EUA foram em links patrocinados.
Por isso, desenvolver um bom site com conteúdos de qualidade ajuda a alimentar o mecanismo de pesquisa que, em troca, mostra sua página como referência naquele assunto, ou serviço, específico. Desta forma, a criação de conteúdos robustos com as palavras-chave corretas garante o tão desejado “efeito bola de neve”: basicamente uma pessoa que entrou em contato com seu conteúdo e compartilhou com seus pares, de maneira que o tráfego aumenta exponencialmente.
É importante ressaltar que estas tecnologias estão sempre se aprimorando. Mesmo assim ainda necessitam da nossa ajuda e, mais, esperam que nós desenvolvamos conteúdo de qualidade para alimentar este sistema.
Desta forma, contratar quem é especializado e acompanha as tendências de SEO ao longo dos tempos faz toda a diferença. Permita que sua marca apareça nas buscas, crie conteúdo relevante e bem estruturado para quem precisa encontrar a sua marca. Venha com a Evonline e cresça através da nossa equipe especializada em Marketing Digital e muito mais.