Falar em crise, recessão econômica, retração no consumo e desemprego no Brasil em 2016 pode soar um tanto quanto redundante. Que temos problemas e esses afetam as empresas, especialmente as micros, pequenas e médias, também já sabemos. Contudo, o nosso papel aqui é mostrar que sempre há uma solução viável e motivadora, o marketing digital é uma delas.
Investir em marketing em um momento em que muitas empresas estão cortando gastos, muitas vezes nessa própria área, não é fácil. Isso requer uma mentalidade voltada para a inovação e um senso de confiança para crescer em meio a recessão.
Mas acredite, não será tão complicado assim. Você dependerá muito mais de esforço, criatividade e persistência do que dinheiro.
Vamos dar 6 motivos para mostrar que o marketing digital é favorito nessa batalha. Se ele irá vencer, aí só dependerá de você mesmo. Confira!
1 » Gera maior diferencial competitivo
A principal função do marketing digital, assim como o tradicional, é trazer ganhos para a empresa criando relações lucrativas com potenciais e atuais clientes. Uma companhia que não pratica o marketing derruba quase todas as suas chances de formar pontos de contato e vínculo com o público. Logo, não dá para pensar em sobreviver à crise sem buscar a fidelização ou a atração de novos compradores.
Compare a sua situação com os seus concorrentes, analise a movimentação deles. Se eles estão investindo em marketing digital, faça o mesmo, pois não tem porque ficar para trás na disputa. Caso eles estejam cortando gastos nesse setor, o que é uma tendência para quem vê o marketing como “gasto”, aproveite o momento para se destacar, aparecer e conquistar os consumidores.
2 » Marketing digital é um investimento baixo
Não é preciso se preocupar com o seu orçamento quando se trata de uma estratégia de marketing digital. Claro que nem todas são baratas, há as empresas que investem grandes cifras, por exemplo, na criação de vídeos e anúncios super produzidos ou na compra de mídia em grandes portais.
Mas em campanhas baseadas na criação e divulgação de bons conteúdos para atrair, ajudar e se relacionar com leads os custos são inferiores. É o caso de quem investe em Inbound marketing e nas estratégias que servem de motores para ele, como o marketing de conteúdo, e-mail marketing, blog, social media, mídia paga, SEO e muitos outros.
Criar perfis nas redes sociais e um blog; fazer postagens, publicar artigos, fotos e vídeos; comprar mídia em Facebook Ads ou Google Adwords; pagar um serviço de hospedagem de envio de e-mail marketing. São algumas ações de marketing digital que são gratuitas ou custam muito pouco. A compra de links patrocinados, por exemplo, possui o orçamento de investimento controlado pelo anunciante, sem que o limite seja extrapolado.
3 » Segmentação mais precisa
Aproveitando o embalo do assunto de links patrocinados, eles são a maior prova do poder de segmentação que o marketing digital proporciona a quem investe. A maioria das plataformas permite uma personalização que nenhuma outra mídia tem. Mesmo que você anuncie nos intervalos de um programa de TV a cabo voltado para um público específico, não terá a precisão dessas ferramentas online.
Você pode segmentar um anúncio por sexo, idade, região, interesses, palavras-chave, hábitos de navegação, geolocalização, horários ou até fazer remarketing, atingindo somente as pessoas que visitaram seu site ou estiveram perto de adquirir alguma oferta em seu e-commerce.
O mesmo ocorre quando você possui uma lista de contatos e pode enviar e-mails personalizados para pessoas diferentes de acordo com o nível de envolvimento dos leads com a empresa.
4 » Conquista clientes sem ser invasivo
Melhor do que ganhar novos compradores é formar uma parcela de consumidores fiéis e engajados com a marca. A vantagem de usar o Inbound marketing (um dos pilares mais rentáveis e populares do marketing digital) é justamente criar uma base de pessoas que são mais do que clientes, são fãs da empresa.
Tudo isso propiciado pelo poder da disseminação de conteúdo de qualidade. Ele é relevante porque é útil, ajuda os consumidores mesmo quando estão descobrindo um problema, amadurecendo uma necessidade ou quando estão a um passo de fechar uma compra.
As pessoas não querem saber só de capacidades técnicas de um produto, querem saber o quanto a marca pode auxiliá-la, percebendo credibilidade, confiança e conhecimento. São valores importantes que agregam maiores oportunidades para uma empresa que desejam aumentar as chances de vender suas ofertas.
O melhor de tudo é que os consumidores chegam até você por vontade própria, por um desejo de solucionar dúvidas e resolver problemas. O contrário acontece no Outbond marketing, como em comerciais, anúncios em mídia impressa ou em outdoors, onde o risco de impactar desnecessariamente um público que não se interessa pela oferta é enorme.
5 » Possui um ROI mais positivo
Para falar de estatísticas, como o Retorno sobre Investimento, nada melhor do que começarmos com dados. Segundo pesquisa feita pela Hubspot, o ROI de empresas que utilizaram algum método do Inbound Marketing para formar novos leads é 60% maior do que aquelas que preferiram o Outbound.
Não é difícil imaginar que uma estratégia de marketing digital não irá ter um ROI positivo, pelo menos, em médio e longo prazo. Ex.: Um e-book bem produzido, bonito, educativo e informativo estará disponível o tempo inteiro em seu site e possivelmente sendo linkado por outros sites, o que o torna um ativo permanente e que pode continuar gerando leads mesmo sem gastar a mais além do tempo gasto para criar.
Essa é a vantagem do marketing digital. Quase todas as suas ações, como os conteúdos publicados, são ativos disponíveis por tempo indeterminado. Isso diminui os custos de investimento e aumentam o retorno.
6 » Maior capacidade de mensuração
Outro trunfo do marketing digital é que tudo é passível de ser medido. Logo, você será capaz de testar e otimizar suas campanhas em tempo real, descartando o que deu errado e explorando o que fez sucesso.
Por exemplo, um e-mail com um determinado título que obteve mais cliques, uma nova diagramação nos textos que rendeu mais visitas, uma landing page com muitos campos de preenchimento e que teve uma baixa taxa de conversão. Enfim, são três em meio a milhares de situações possíveis de serem mensuradas. Isso torna mais simples a gestão de estratégias, permitindo reciclá-las e otimizá-las quando necessário.
Poderíamos citar outros bons motivos para investir no marketing digital, como a maior proximidade e interação com o consumidor, os incríveis retornos da mídia programática, as facilidades que a automação traz, a construção de marca, a otimização dos canais de atendimento e muito mais. Enfim, fechar os olhos para essa área é ignorar as novas oportunidades de negócios que podem surgir para a sua empresa.
Então, você está pronto para garantir a vitória do marketing digital em sua empresa, ou vai deixar a crise virar o jogo e surpreender negativamente? Deixe a sua opinião nos comentários, ela é muito importante para nós!