A criação de marca é um processo que precisa ser pensado com calma. Por meio dela, será possível transmitir a identidade da empresa, se diferenciar da concorrência e conquistar os clientes, ao despertar emoções.
Será o primeiro item a ser apresentado, antes mesmo dos produtos e serviços e permitirá que as pessoas associem este estilo diretamente a sua empresa. Mais do que isso, a marca é quem vai convencer alguém a comprar ou não com você.
O que é a criação de marca?
O processo de criação de marca está diretamente relacionado com a criação da empresa. É o momento no qual se define uma forma de comunicação, um nome, tipografia, cores, ícones e imagens que expressa e corresponde ao posicionamento de um negócio.
Para conseguir um resultado efetivo e que transmita a mensagem certa, o primeiro passo é enxergar a empresa como se fosse uma pessoa. Assim, podemos dizer que ela tem uma forma de ver o mundo, ídolos e heróis e, acima de tudo, personalidade própria. Com isso em mãos, é possível desenvolver sua marca.
Leia Mais:
>> 4 formas de marcar a presença digital da sua marca em tempos de pandemia
>> O que é funil de vendas e por que você deveria saber sobre isso?
Como funciona o processo de criação de marca?
Para desenvolver sua marca é preciso trabalhar em algumas etapas, para entregar aquilo que realmente deseja. São elas:
Definição
Quem é a empresa? O que ela deseja que as pessoas pensem ao entrar em contato? Esta etapa envolve muita pesquisa, para entender a concorrência e o público-alvo.
Direcionamento
Para criar identificação é preciso pensar na marca como uma pessoa. Qual a sua personalidade? Quem ela admira e defende? Tudo isso irá direcionar e despertar o lado emocional dos clientes. Eles vão se aproximar da sua empresa porque se identificam, enxergam a marca como uma amiga.
Inovação
Após estudar o público-alvo e os concorrentes, existe a chance de trabalhar com algo que já existe. No entanto, não é motivo para seguir na mesmice. Assim, vale estudar no que é possível inovar.
Transmissão de uma mensagem
Por mais que seja apenas uma palavra, duas letras e uma imagem, sua marca vai transmitir uma mensagem. Assim, é preciso pensar em fonte, tamanho de letra, cor e vários outros aspectos. A ideia é fazer as pessoas lembrarem de você só de olhar para aquela paleta ou tipografia.
Quais itens compõe a criação de marca?
Se a criação de marca envolve criar algo que expresse a personalidade da empresa, entenda quais itens compõe seu desenvolvimento.
Tipografia
Pode ser estranho ouvir isso, mas as fontes também entregam mensagens e têm personalidade. Ao definir a tipografia da marca, é preciso pensar na percepção que os clientes terão da empresa. Além disso, a escolha de uma fonte legível e fácil de compreender também precisa ser considerada.
A fonte não é o único analisado na escolha da tipografia. Também é preciso incluir seu tamanho, se será negritada, em itálico, sublinhada, em caixa alta ou com todas as letras minúsculas.
Cores
Na criação de uma marca as cores vão ter papel bastante importante. Até porque, o consumidor pode lembrar de algo pela cor, mesmo que ainda não tenha assimilado o nome. Vale um estudo do que cada tom transmite antes de escolher o que estará no seu logo.
Até porque existem tons que transmitem calma, outros que abrem o apetite e estimulam a criatividade. Então, as cores precisam estar alinhadas não apenas com os produtos e serviços, mas com o que sua marca representa.
Ícones
Marcas também podem ter ícones que as representem. A Nike, por exemplo, tem a asa estilizada. Você não precisa ler o nome “Nike”, basta encontrar o ícone que já sabe que se trata desta empresa.
Antes de tudo, veja quais ícones combinam com sua empresa. É preciso ter uma história por trás dos símbolos. Ainda no exemplo da Nike, a asa remete a deusa grega da vitória militar.
Imagens
As imagens nem sempre estão presentes ao lado do nome da marca, mas precisam ser pensadas em sua criação. O motivo é bastante simples, todas as fotografias presentes nas campanhas precisam estar alinhadas com o que a empresa deseja transmitir.
Se desejar, pode trabalhar uma imagem com o nome de sua empresa, mas saiba que será um lembrete muito forte de quem você é. Por isso, vale a pena estudar com calma sobre o uso de fotos no logo.
Está em busca do serviço de criação de marca para empresas? Conte com uma agência de marketing digital para transmitir a mensagem certa aos seus clientes!