Você já se perguntou como o Google faz para encontrar seu site? Você sabia que suas ações contribuem para que seus potenciais clientes te encontrem nos buscadores? Pois é, para que seu site seja encontrado pelo Google, você precisa otimizá-lo, ainda que não saiba o que é isso.
Então o que é SEO (Otimização de sites)?
Otimizar um site (SEO) é se atentar ao conjunto de estratégias e técnicas – definidas pelo Google e especuladas pelos profissionais de marketing digital – que tem o objetivo de potencializar o conteúdo do seu site para que os mecanismos de busca o reconheçam.
» Por que devo otimizar meu site?
Sabemos que é essencial construir uma imagem empresarial de destaque na internet através de um site atraente e um conteúdo rico em informações. Mas com a popularização e o crescimento da quantidade de páginas que oferecem serviços muito similares, torna-se determinante se destacar da concorrência. A dedicação às estratégias de SEO possibilitam a melhoria do posicionamento do seu site nas páginas de resultado natural (orgânico) nos sites de busca.
Aproximadamente mais de um bilhão de buscas são feitas por dia no Google, mas muitos dos usuários não passam da primeira página. Isso acontece, naturalmente, pela falta de tempo das pessoas e sua necessidade em encontrar soluções com rapidez. Mais do que ser reconhecido, precisamos nos atentar aos mais diversos fatores para que o processo de SEO alcance resultados satisfatórios. Por isso, otimizar um site baseia-se em verificar o público-alvo e adequar o número de palavras do conteúdo e a assertividade na escolha de palavras-chave. É necessário planejar as estratégias de ação para alcançar os resultados almejados, implementando o conteúdo elaborado e monitorando regularmente o posicionamento.
» Depois que otimizei meu conteúdo, o que eu faço?
O processo de SEO é contínuo e precisa ser avaliado e reavaliado para que, sempre que necessário, se direcionem as estratégias. Indicamos que a manutenção seja realizada mensalmente, para que o site continue legível e na posição alcançada com a otimização. Otimizar é um dos passos para que sua empresa se destaque na internet. Um projeto de Otimização de Site eficiente deve contar com técnicas de marketing, layouts atraentes e usabilidade no design, um ótimo código HTML, links internos e externos, palavras-chave e variações… diversos fatores que criam uma perfeita estrutura e permitem seu site alcançar as primeiras páginas do Google.
Adorei as dicas, eu venho tendo problemas em otimizar o meu site muito principalmente em deixa-lo mais rápido, já que o Google leva muito em conta a velocidade do site/blog. Por isso agradeço pelo post com informações que ajudou muito.