Vamos pensar em um exemplo conhecido. O que te faz lembrar da Coca-Cola? Provavelmente a cor vermelha e a ideia de felicidade. O vermelho já é uma marca registrada da Coca-Cola e a felicidade é o que ela reforça vender com seus refrigerantes.
Assim, surge a questão, por que é tão importante para uma empresa ter sua própria identidade visual?
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Importância da identidade visual
Ao falar em um M amarelo em um fundo vermelho, o que vem na sua mente? Provavelmente o McDonald ‘s, acompanhado do seu famoso jingle. Isso acontece porque a marca soube reforçar quem ela é, assim, se os elementos são apresentados, todos já associam com a empresa.
E essa seria a importância de ter a identidade visual. Fazer com que seu público — e até mesmo quem ainda não te conhece — associe elementos com o seu negócio, o seu produto.
As cores que representam uma empresa são tão fortes que, em alguns casos, é possível remover o nome e continuar sendo reconhecido. Este foi o caso da Mastercard, hoje representada apenas pelas duas bolinhas, sem seu nome logo abaixo.
Porque ter uma identidade visual
Ainda em dúvida sobre porque é preciso ter uma identidade visual? Veja alguns motivos que vão te convencer.
Valorização da empresa
Profissionalismo e reconhecimento estão relacionados aqui. Quem tem uma boa identidade visual passa a ser mais valorizado por seu público-alvo.
Pode até ser citado como uma referência: “a empresa x que tem o posicionamento y” ou “a empresa x que defende e apoia a causa y”. Essa valorização também pode se refletir no financeiro, com ações que valem mais e até nos próprios lucros do negócio.
Fácil reconhecimento
Cores, fonte de letra, elementos presentes na logomarca: são alguns dos itens mais fáceis de lembrar e relacionar. Inclusive, aqui é válida a regra do “menos é mais”.
Quanto menos detalhes estiverem presentes, mas, ao mesmo tempo, estejam mais ligados a sua empresa, mais fácil você será lembrado. A ideia é vivenciar o que experimentam a Coca-Cola, a Mastercard e o McDonald ‘s, que as pessoas imediatamente relacionem os elementos a marca.
Posicionamento da marca
Como sua empresa se posiciona? A identidade da sua marca irá mostrar com quem você deseja conversar, quem é o seu cliente ideal. Vale a mesma regra de se associar com uma pessoa. Alguém que curte livros deseja amigos com o mesmo interesse, não concorda?
Assim, seu posicionamento irá atrair clientes que pensam da mesma maneira e possam se identificar com a empresa. Por este motivo, é importante que você deixe tudo bem claro em suas propagandas. O posicionamento precisa ser forte e fiel, não pode ser uma coisa de momento.
Identificação com a marca
Uma das principais funções da identidade visual é exatamente essa, gerar identificação. E ela é uma consequência do que falamos no tópico anterior, do seu posicionamento.
Um exemplo bem simples, se sua empresa se posiciona como cruelty free (não testa produtos em animais), as pessoas que defendem o fim dos testes em animais podem imediatamente se lembrar disso e se identificar com a marca. A consequência? Elas recomendam seu produto e sua empresa, pois se reconhecem nele e o apoiam.
Aumento da credibilidade
Imagine a seguinte situação: em cada divulgação de um novo produto sua marca aparece de um jeito diferente. Em um dia a cor amarela se destaca, no outro é vermelho e por último o roxo. O que toda essa propaganda conseguiu? Confundir as pessoas e tirar a sua credibilidade. Sem contar a perda financeira, de cada vez ter uma identidade visual diferente. Assim, se você usa sempre o mesmo padrão, o público se acostuma com ele.
Claro que existem exceções, nas quais o foco está no formato e na letra, por exemplo, no apoio a causa LGBTQIA+, você pode usar as cores da bandeira representando sua empresa. No entanto, outros elementos presentes na campanha vão ajudar a relacionar a identidade visual.
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