Entre as formas de interação mais comuns estão as dancinhas que estão fazendo muito sucesso. A ferramenta, inspirada pela rede social TiKTok, está sendo usada como estratégia, principalmente por influencers. Porém, se você não deseja expor a sua imagem ou criar conteúdos de humor, é possível adaptar os conteúdos conforme os seus objetivos e posicionamentos da sua marca.
Então, confira as nossas dicas de como usar a ferramenta em sua estratégia de marketing digital sem fazer dancinha e garantir credibilidade e autoridade com esta funcionalidade do Instagram!
Aposte em tutoriais
Os tutoriais são formas práticas para ajudar a sua audiência com alguma dificuldade. Sendo assim, você pode usar o celular para gravar um passo a passo ensinando como usar alguma ferramenta ou para ensinar um tutorial rápido de maquiagem, por exemplo, se seu nicho estiver relacionado a esse tipo de produto.
Outra possibilidade para quem empreende no mercado fitness é ensinar como fazer exercícios físicos. As possibilidades são diversas, basta você explorar o Reels para aplicar uma estratégia de acordo com a sua marca e o que o seu público-alvo deseja.
Indique um produto ou serviço
Muitos consumidores buscam indicações de produtos e serviços no Instagram, principalmente por pessoas com visibilidade e autoridade em seu nicho. E com certeza, não é preciso fazer dancinha no Reels para ajudar o seu público.
Nesse caso, se você vende dermocosméticos, por exemplo, pode gravar um vídeo curto indicando algum creme para o rosto e citando os seus principais benefícios. Dessa forma, você ajudará a sua audiência a comprar um produto que atenda as suas necessidades.
Mostre detalhes do seu produto ou serviço
Para apresentar um produto e mostrar as suas especificações não é necessário aparecer no Reels e muito menos fazer dancinhas. É possível atrair a sua audiência com conteúdos úteis, criativos e práticos criando vídeos de 15 a 30 segundos com o Reels do Instagram.
Então, apresente o seu produto em todos os ângulos e aponte as suas características como tipo de material, tamanho, utilidade, etc.
Eduque ou informe o seu nicho
Muitos consumidores compram um produto ou serviço e tem dificuldades em usá-lo, ou então, àqueles que ainda não compraram tem dúvidas se devem adquiri-lo. Nesse caso, uma boa forma de educar e informar o seu público é criar vídeos de 15 ou 30 segundos com informações rápidas e precisas para a sua audiência.
Por exemplo, se você possui uma loja de celulares, indique aplicativos úteis para o seu público usar no dia a dia ou, então, explique sobre as configurações do aparelho e como otimizá-lo. Outra sugestão é indicar acessórios para tornar o celular mais personalizado.
Agora se você possui uma loja de roupas, por exemplo, você pode utilizar peças disponíveis a venda para criar looks e combinar acessórios. Isso, além de dar sugestões para o seu público, ainda estimula a comprar os seus produtos.
Mostre os bastidores
Mostrar os bastidores é uma ótima forma de utilizar o Reels para chamar a atenção da sua audiência. Então, grave vídeos mostrando as instalações da sua empresa, apresentando o processo de criação de algum produto, empacotamento e envio, por exemplo.
As pessoas tem muita curiosidade sobre o que há por trás dos bastidores e atendê-las nesse sentido, ajuda a criar uma conexão entre o seu público e a sua marca.
Explore a sua criatividade
Existem diversos empreendedores de sucesso que não gostam de expor a sua imagem e tampouco fazer dancinhas no Reels. Porém, o Reels oferece vários possibilidades para divulgação e venda de produtos e serviços. Basta ser criativo, explorar as funcionalidades da ferramenta e criar conteúdos interativos.
É importante também estar sempre atento ao que está acontecendo no momento e estudar a sua concorrência. Assim, é possível ter boas ideias e adaptá-las conforme a sua marca para encantar o seu público.
Outra vantagem interessante do Reels é que os usuários que possuem contas empresariais ou de criadores de conteúdo também podem conferir as métricas dos vídeos postados por meio do Instagram Insights. Assim, é possível verificar a quantidade de usuários alcançados, número de reproduções, curtidas, comentários e compartilhamentos para adequar os conteúdos e melhorar os resultados.
Se você está começando a empreender ou deseja reformular a sua marca. Conte com a Evonline!