em Design, Marcas

Simbologia das Cores

A simbologia das cores é fundamental no marketing para transmitir diferentes sensações diante da criação de sites, loja virtuais, marcas e qualquer outro material que represente um ponto de contato entre sua empresa e o público. A cor tem o poder de atração da sua marca, estímulo da compra na sua loja, transmissão de confiabilidade no seu site, inúmeras influências e fatores de decisão para que seu negócio obtenha reconhecimento e diferenciação no mercado.

Pensando no assunto e como estudiosos da área criativa, desenvolvemos esse artigo com os diferentes aspectos que as cores reproduzem nas pessoas. Mas lembre-se: para cada negócio, segmento e público, a cor pode incorporar determinados significados.

Simbologia da cor vermelha

Vamos começar com o vermelho, a cor da paixão… ou da fome? O vermelho é estimulante e induz a ação. Por isso é comumente utilizado em liquidações e ações promocionais, buscando atrair compradores compulsivos. Também usado em sinalizações de urgência, para chamar a atenção do usuário e forçá-lo a refletir antes de tomar uma decisão.

Aplicação da cor vermelha:

Devido a sua simbologia quente e dinâmica, o vermelho é aplicado em liquidações e marcas promocionais, placas e sinalizações de urgência e estabelecimentos alimentícios, principalmente os fast-food, por estimular o apetite. Mas cuidado: quando o assunto é lazer, o vermelho pode significar uma recusa.

Significado da cor amarela

Associado ao vermelho, o amarelo também tem seu poder de estimular apetite. Mas sua utilização isolada estimula o otimismo, por ser uma cor feliz e acolhedora. É uma boa escolha para chamar a atenção de determinados detalhes ou sinalizar cautela. Ajuda a concentrar a atenção, estimular o intelecto e sugere animação.

Aplicação da cor amarela:

Diferentes tonalidades de amarelo são usados para atrair o olhar do usuário para algum elemento-chave ou call to actions. No ambiente corporativo, sua utilização é muito positiva por passar a mensagem de transparência nas negociações.

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Significado da cor azul

Azul… claro ou escuro? Assim como a maioria das cores, a matiz influencia na sensação que ela transmite. O azul claro provoca a sensação de higiene e frescor, mas também estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o azul escuro é corporativo, mostrando poder e confiança. Uma cor espirituosa que proporciona calma e segurança às pessoas.

Aplicação da cor azul:

O azul é utilizado em negócios corporativos por ser produtivo e não invasivo. Cria senso de segurança e promove confiança da marca. Pode ser associado a limpeza e paz, diminui o apetite e estimula produtividade.

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Simbologia da cor verde

O verde remete à natureza, transmite saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes. Frequentemente relacionado à questões ambientais e produtos de apelo sustentável. Sendo uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade e tranquilidade.

Aplicação da cor verde:

Quando falamos de sustentabilidade, responsabilidade ambiental, produtos naturais, a cor verde aparece instantaneamente em nossas mentes. Seu poder de transmitir frescor é a razão pela qual é aplicada em marcas e produtos de higiene. No universo corporativo, reforça a ideia de ponderação e coerência.

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Simbologia da cor laranja

Uma cor vibrante e cheia de energia, o laranja retrata ânimo, atrai consumidores e estimula a criatividade. Assim como o vermelho, é muito ativa, alegre e estimulante, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos. A experiência visual da cor laranja reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo.

Aplicação da cor laranja:

Assim como o amarelo, o laranja é utilizado para chamar a atenção, anunciando ações imediatas e impulsivas. Em marcas, pode representar uma empresa criativa, amigável, alegre e confiante. Por isso, comumente retrata empresas com espírito jovem, que incorporam comunicação e demonstram acessibilidade.

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Simbologia da cor violeta

O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito. Estimula o pensamento abstrato, remete ao mistério, transmite calma e sensatez, e muitas vezes se relaciona à intuição e à espiritualidade. Seu toque feminino é visto como romântico e jovial.

Aplicação da cor violeta:

Frequentemente utilizado em produtos de beleza e bem-estar, bem como artigos de luxo. Favorita entre as adolescentes, é amplamente usado para atrair este público. Representa marcas e serviços criativos, inteligentes e imaginativos.

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Simbologia da cor preta

A mais poderosa e neutra das cores, o preto é associado à força, formalidade e elegância. Uma cor versátil, sugere mistério e curiosidade, podendo ser relacionado a medo e memória emocional. É tido como masculino, sóbrio, impessoal. Mas sua neutralidade permite que a combinação com outras cores reflitam em diferentes simbologias.

Aplicação da cor preta:

Por conta da neutralidade, costuma ser utilizado em tipografias e áreas importantes do design da informação, uma vez que facilita a leitura e interpretação da escrita. É flexível e se associa a diferentes conceitos, determinantes pela cor que o acompanha, podendo ser moderno ou conservador, tradicional ou inovador, mas altamente elegante e sofisticado. O preto juntamente com o branco é muito presente no conceito minimalista do design.

Significado da cor branca

Tão neutra quanto o preto, o branco é uma cor pura, que ressalta luminosidade, limpeza e tranquilidade. O cuidado em sua utilização assegura uma interpretação correta de suas intenções, combinado com outras cores proporciona harmonia. Sugere pureza, transmite a ideia de frescor e calma. O branco é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa.

Aplicação da cor branca:

Aplicado em materiais para ressaltar informações e elementos gráficos, gerando contraste com o conteúdo. Presente em materiais conceituais e minimalistas, sugerem simplicidade, inovação, elegância, ainda por permitir que outros componentes se destaquem.

Simbologia da cor cinza

A soma do branco e do preto resultam em outra cor neutra, o cinza. Sua principal utilização é para ressaltar outras cores, mas é associado à tecnologia e universo corporativo. Conservador, moderno, formal, sólido, o cinza é flexível e agradável.

Aplicação da cor cinza:

Considerado formal, costuma ser utilizado no design corporativo, para indicar profissionalismo, responsabilidade e conhecimento. No mercado tecnológico, representa produtos inovadores e científicos. Na maior parte das aplicações, permite que outras cores e elementos se destaquem em harmonia.

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Simbologia da cor marrom

O marrom transmite conceitos associados à seriedade, natureza, segurança e sofisticação. Por ser quente, neutra e natural, sugere estabilidade e produtos orgânicos. Em tonalidades mais quentes, estimula o apetite refinado e em tonalidades escuras, se torna neutra como o preto.

Aplicação da cor marrom:

Frequentemente aplicado no segmento moveleiro e de pisos, design de interiores, ambientes sofisticados para ressaltar a elegância e confiabilidade dos produtos e serviços. No universo corporativo, representa o comprometimento e seriedade do empreendimento por estimular concentração e organização. Também pode ser associado à empórios e estabelecimentos gourmet.

Simbologia da cor rosa

Uma cor delicada, com muita feminilidade e graciosidade, o cor-de-rosa simboliza romantismo e inocência. Os tons fortes, como o pink, sugere modernidade, desejo e desperta atenção. Tons mais claros são passionais, suaves e transmitem proteção.

Aplicação da cor rosa:

Aplicado em ações de causas femininas, marcas delicadas e produtos infantis. Comumente utilizado em estabelecimentos jovens, docerias e lojas que tem por objetivo se destacar no mercado com produtos diferenciados e inovadores, por estimular o desejo de iniciar ações individuais.

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Como a simbologia das cores interfere no marketing?

Muito mais do que uma questão estética, as cores tem função de comunicar valores. A paleta cromática de uma identidade visual deve ser feita de forma cuidadosa e planejada, seja em apresentações virtuais, de design gráfico, materiais publicitários, para que haja constância e coerência na mensagem transmitida. Utilizada sozinha ou combinada de outras, a cor tem o poder de produzir influência no relacionamento entre sua empresa e o público. É necessário que ela esteja alinhada ao seu segmento, se diferencie da concorrência, se adeque ao público-alvo, possibilitando um conjunto de cores que atraia o interesse do usuário. O aspecto visual é influencia na decisão da compra, sugere-se que 93% das pessoas observam a aparência ao optar pela compra, sendo que outros 6% percebem a textura e apenas 1% decide pelo som ou pelo cheiro.

Escolha criteriosamente as cores que representam sua identidade, tendo em mente os desejos do seu público-alvo.

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Mostrando 32 comentários
  • Alexandra
    Responder

    AmeiiiiiAgora sei q roupa vou passar o ano novo !!!:)

  • aline
    Responder

    muito bom

    • Aline Tavares
      Responder

      Amei a matéria!Vai me auxiliar bastante no meu trabalho.

  • Ana Clara
    Responder

    Olá,

    qual a fonte que esse texto se baseia?
    Pesquisa feita por vocês mesmo, ou baseada na internet?
    Achei bacana como escreveram, mas não posso usá-la como base para trabalhos acadêmicos. Como proceder? Vocês poderiam divulgar essas fontes?

    Obrigada

  • Marcos Guerra
    Responder

    bom dia, qual significado de azul e amarelo ? Estou montando uma rede varejista e me chamou atenção muitas potencias nestes segmentos (Bestbuy, Correios, Mercado Livre, DryWash, Wallmart, Pernambucanas, etc….) todas tem seus logos azuis e amarelos. Obrigado.

  • Henrique Baptista
    Responder

    Boa tarde Marcos,

    As mais diversas tonalidades de azul associadas às mais diversas tonalidades de amarelo resultam em diferentes significados. Há estudos de neuromarketing que buscam compreender a influência das combinações de cores na publicidade que são muito interessantes! Mas depende da cultura local, da combinação das cores, do desenho da marca… Enfim, o ideal é que você busque profissionais capacitados para criar sua marca, eles saberão lidar com as diferentes situações.

    Obrigado pelo contato.

  • Neiva
    Responder

    Tenho uma loja de presentes e utilidades gostaria que voce me ajudasse que cor devo colocar pra chamar atençaõ! seria no baner.

  • Ricardo Leal
    Responder

    Olá Henrique.

    Eu estou abrindo uma barbearia, gostaria muito de saber um conjunto de cores que possa passar confiança e conforto ao meus clientes.

    Eu estava pensando nas cores “Azul Claro” para as paredes com espelhos e “Azul Escuro” nos pilares e tetos!

    Oque você acha?

    Agradeço desde já.

  • jardielle
    Responder

    ola, eu queria saber oque significa preto e branco juntos ?

  • Talita Rodrigues
    Responder

    Boa tarde, Henrique

    Trabalho com bolos e doces para casamentos… gostaria de saber do conjunto de cores: Marrom, laranja e amarelo, se seria uma boa opção para usar em cartões de visita e catálogo de doces?

    Obrigada!

  • Edilaine
    Responder

    Gostaria de saber qual o significado da mistura da cor marrom com azul escuro? Preciso saber disso o quanto antes, URGENTE!

    • Henrique Baptista
      Responder

      Edilaine,

      As cores marrom e azul escuro são cores mais neutras, que por si só já representam a ideia de seriedade e estabilidade. O marrom, pode ser considerada uma cor refinada, pois está muito próxima do preto, e aplicada em ambientes, por exemplo, transmite a sensação de aconchego e segurança. O azul marinho, independente do segmento o qual seja aplicado, representa confiança, segurança e calma. Portanto, se forem utilizadas as duas cores juntas, teremos as seguintes sensações: calmaria, aconchego, segurança e refinamento.

      Mas também existe um lado negativo da aplicação das duas cores ao mesmo tempo: se aplicadas em um ambiente, por exemplo, deixam-o menor; se aplicadas em um cartão de visitas, por exemplo, pode ser que a leitura dos dados fique comprometida.

      Uma opção, seria trocar o azul escuro, pelo azul claro, ou um verde-água, que traria um equilíbrio sem perder a ideia de aconchego e segurança.

      Sucesso!

  • Marlon Farias
    Responder

    Olá, primeiramente quero agradecê-lo por mostrar-nos seu conhecimento ao público menos capacitado financeiramente. Como partícipe desse grupo, estou com minha noiva, buscando cores que facilitem e apimentem o desejo para o consumo de doces gourmet ( é a área dela).

    Por isso, vi as cores: Marrom e Rosa Claro, achei que seriam combinações elegantes e chamativas, no entanto, não tenho plena certeza. Seriam boas indicações? E se eu colocar uma terceira cor, que remeta a confiança ou a fidelidade do consumidor, será que afetaria as outras três? Sei que é muito subjetiva essa pergunta, mas generalizando, é um pensamento cabível?

    Desde já grato pela resposta e pelo empenho.

  • Henrique Baptista
    Responder

    Olá Marlon,

    Para o segmento de doces gourmet, as cores escolhidas por você e sua esposa são bastante adequadas pois elas transmitem a sensação de sofisticação e elegância. Porém, pode ser que essa utilização de cores seja mais pertinente ao público feminino, por serem mais delicadas.

    Sobre a inserção de uma terceira cor, você pode escolher uma que seja mais neutra, e se funda com o marrom e o rosa, como por exemplo o bege ou o verde-água, que são tons mais pastéis e iriam apenas complementar a identidade escolhida por vocês.

    E de qualquer forma, essa escolha de cores transmite confiança e credibilidade, além de mostrar dedicação e capricho.

    Obrigado pelo reconhecimento e esperamos poder contribuir com o seu empreendimento.

  • guilherme
    Responder

    boa tarde .
    tudo bem eu gostaria de uma cor para meu salão masculino .
    ATRAIR CLIENTES COM O USO DAS CORES?

  • Lucia Duarte
    Responder

    Boa noite, estou montando meu negócio de bolos de potes e doces em geral e gostaria de saber se as cores prata, verde água e marrom formam uma paleta de cores atrativas para esse segmento.
    Parabéns pelo seu artigo interessantíssimo, e por nos ajudar a nos manter antenados e conhecedores de temas importantes como esse!
    Sucesso que Deus abençoe…
    Lucia Duarte

  • David Arty
    Responder

    Muito Legal o artigo.

    AS cores excercem um papel fundamental no nosso cotidiano.
    saber como usá-las é essencial para qualquer um que trabalha com comunicação.

    Se me permitir Irei deixar aqui minha contribuição sobre o assunto. Acredito que pode ser mais uma contribuição para o seu público:

    http://chiefofdesign.com.br/significado-das-cores/

    Obrigado por compartilhar conhecimento.

    Forte abraço

  • letícia
    Responder

    Adoro o significado das cores, uso no meu dia a dia! Nas roupas, na garrafinha da água… em tudo!

  • VeronicaBig
    Responder

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  • Aviator
    Responder

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    Responder

    Muito bom artigo, gostei muito. Obrigado

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